5 passos para criar suas primeiras campanhas de tráfego pago

5 passos para criar suas primeiras campanhas de tráfego pago

5 passos para criar suas primeiras campanhas de tráfego pago

Como fazer seus primeiros anúncios no passo a passo:

1° Defina sua Meta Comercial: O que você quer das suas ações de marketing. Por exemplo:
a) “Eu quero que mais pessoas conheçam minha marca.”
b) “Eu quero que mais pessoas parecidas com meus clientes entrem em contato com a minha empresa.”
c) “Eu quero que mais pessoas comprem o meu produto no site.”

Cada uma dessas frases se encaixa como uma meta comercial. Agora vamos para o passo 2.

2° Definida sua meta, vamos para o seu Objetivo Comercial:

O seu objetivo comercial, nada mais é que o tipo de campanha que você irá fazer. Seja ela qual for a sua plataforma de anúncios. O objetivo comercial sempre estará presente. Por exemplo na situação “a” o objetivo comercial no Meta Ads, seria “Reconhecimento”. Variando entre Campanhas de Alcance ou de Reconhecimento de marca. Onde a plataforma irá priorizar alcançar o máximo de pessoas em um dia, por um menor custo. Já na situação “c” o objetivo comercial seria “Conversão”, pois você quer que a pessoa que viu seu anúncio realize uma ação (se convertendo em um lead ou cliente seu). No caso a conversão de uma compra. Mas aí pode surgir uma dúvida: o meu objetivo comercial nesse caso não seria a Compra? Não. E te explico no passo 3.

3° Passo é a Otimização da sua campanha.

A sua “otimização” é a forma de informar a plataforma de anúncios que ela te gerou algum resultado e que esse resultado está conversando com o seu “objetivo comercial”.
Por exemplo se eu tenho uma campanha com o Objetivo comercial de “Tráfego”, para levar pessoas até uma página do meu site, eu posso ativar a otimização de “clique no link”. Então a cada clique de saída feito, o Facebook por exemplo vai considerar o perfil da pessoa que clicou uma persona que te dá resultado e irá buscar pessoas semelhantes a ela. Porém não quer dizer que todas elas efetivamente foram ao teu site. Imagine que nem todas elas esperaram sua página carregar ou fecharam o navegador antes mesmo de ver um banner seu. Fazendo uma analogia seria como os panfletos que você pega na rua. Apesar de ter aceito o panfleto, você nem sequer leu ou viu do que se tratava. Nesse caso qual otimização eu usaria para ter certeza que veriam meu site? “Visualização de página” ou “Visualização de Conteúdo” caso eu queira ter certeza que o possível cliente rolou a tela do seu site ou clicou em algum botão pré determinado.

O importante da otimização da sua campanha, é que você tenha clareza da ação do cliente e que metrifique perfeitamente isso. Pois imagine que você entrega o resultado errado para a plataforma. Ela quer te dar mais resultados, então irá enviar para mais e mais pessoas parecidas com o as dos resultados que você notificou para a plataforma.

Certo, entendido que você definiu sua Meta, objetivo e otimização de campanhas. Vamos agora para a construção do seu público.

4° Passo: Defina seu público.

Para a definição do seu público, podemos dividir entre interesses e palavras chaves. Baseado na plataforma que você irá usar. Nesse caso vamos imaginar uma situação com o Meta Ads, utilizando interesses.

Nessa construção você terá tipos de itens, como os próprios interesses, informações demográficas, campos de estudo etc.

Do lado direito você verá um medidor. Fique de olho, pois ele dirá se seu público é muito específico (pequeno), muito amplo ou ideal. Aconselho que comece com um público amplo, aproveitando interesses da sua persona (estou baseando isso levando em conta que sua otimização já foi configurada e está passando a informação correta para seu pixel). Com isso, considere gênero, faixa etária e a localização do público que você quer que veja o seu anúncio. Ao avançar mais, você pode Definir mais detalhamento. Uma das coisas para entender sobre seu público é que ao adicionar vários interesses no mesmo bloco o meta ads ler da seguinte forma “o público pode ter o interesse a ou o b ou o c ou o d”, já quando você separa em blocos, adicionando mais detalhes o Facebook lerá da seguinte forma “o público deve ter os interesses a e b”. Assim filtrando mais o seu público e aparecendo para a pessoa certa.

Para fechar o passo 5, garanta que seu anúncio converse com a sua CTA. O botão de chamada para ação.

5° Defina sua CTA como “Comprar Agora” por exemplo, quando estiver direcionando para um cenário de compra. Mas imagine que você está anunciando uma promoção na sua loja ou seu serviço, aproveite para testar a CTA “Obter Oferta” e acompanhe qual tem mais aceitação e melhora o CTR com seu público. Ou por exemplo se no seu vídeo caso anuncie um, você cita que para o cliente saber mais, entre em contato com você, o que é bem comum, adicione a CTA “Saiba Mais”, assim não passando uma mensagem diferente para o usuário.

Espero que essas digas possam te ajudar a começar seus primeiros anúncios. Caso ainda sinta dificuldade, vai até meu perfil e clica no link da bio. Lá você pode marcar um bate-papo comigo e assim posso clarear um pouco mais essas ideias para você. ✅

Mais postagens...